Gilberto Gil lança o songbook Tempo Rei, celebrando décadas de música e história

Gilberto Gil escolheu o palco do Instituto Ling, em Porto Alegre, para fazer o lançamento oficial do songbook Tempo Rei, obra que reúne cifras, letras e imagens da última turnê do artista, homônima à publicação, e que tem circulado pelo Brasil celebrando décadas de música e história. O evento, na noite da última quinta-feira (04/09), reuniu não apenas Gilberto Gil, mas também convidados especiais que ajudaram a construir o espetáculo: sua esposa e empresária Flora Gil, os filhos Bem Gil e José Gil — que integram a turnê como músicos e diretores —, além do diretor artístico Rafael Dragaud. A mediação foi conduzida pelo designer e artista visual Daniel Kondo, parceiro de Gil em projetos editoriais.
“Com esse livro, a minha obra passa a ser dos outros, da memória coletiva. Mas, ela não deixa de ser minha. Eu componho e canto pra mim mesmo, a pessoa que mais me interessa como público sou eu, mas, sem negar espaço aos outros. Então, a minha obra ocupa dois espaços, um no meu próprio coração e outro no coração dos outros”, declarou Gilberto Gil durante o evento.
No encontro inédito, o público foi convidado a mergulhar nos bastidores do show, conhecer relações familiares que se estendem para o espetáculo, entender os desafios de transformar a energia do palco em papel e refletir sobre o impacto de um repertório que atravessa gerações e permanece vivo na memória coletiva. Flora trouxe sua visão como empresária e parceira afetiva de Gil; Bem e José compartilharam suas experiências como músicos e filhos; Rafael comentou os aspectos artísticos e técnicos que marcaram a montagem; e Gil contou memórias, inspirações e perspectivas para o futuro.
“Não acumulei dados na memória a respeito de cada década da minha carreira e da minha vida, porque um tempo entrava no outro. Passado, presente e futuro balançavam, especialmente num artista como eu, que tem necessidade da flexibilidade e está consciente do sentido volátil e quântico do tempo. Tenho dificuldade em encaixar as coisas e fazer um balanço, comentou Gilberto Gil. “Quando eu era criança, eu tinha um fragmento de sonho, ambição, desejo e expectativa, eu queria ser ‘musgueiro’ (musiqueiro) e pai de menino. Fiz oito filhos e mais de 600 canções. Tá bom, né?”, completou o artista, brincando.
O evento foi uma celebração emocionante da trajetória de Gilberto Gil — agora registrada também no papel, para que fãs e músicos possam tocar, cantar e viver essas canções de uma nova maneira. “A gente queria marcar o show em Porto Alegre, mas a cidade ainda estava se recuperando da enchente. E o Gil dizia: ‘tem que ter show em Porto Alegre’, ele fez questão, e a gente não sabia que seria tão importante, pois foi aqui que lançamos esse livro. Nós agradecemos pela acolhida do Instituto Ling e de vocês”, contou Flora Gil.
“Foi uma honra receber Gilberto Gil e sua família, juntamente com Daniel Kondo, para lançar Tempo Rei no Instituto Ling, numa celebração emocionante deste grande artista falando de sua trajetória e com acesso em primeira mão ao livro”, destaca Sandra Ling, cofundadora do centro cultural do Instituto Ling.
Lançada pela Gege Edições, a publicação de 96 páginas estará à venda para o público durante todos os próximos shows da turnê, começando pela capital gaúcha, que recebe a apresentação neste sábado (06/09), no Estádio Beira-Rio, e depois nas próximas paradas já previstas em São Paulo (17 e 18 de outubro), Rio de Janeiro (25 e 26 de outubro), Fortaleza (15 e 16 de novembro), Recife (22, 23 e 28 de novembro), Salvador (20 de dezembro) e Belém (21 de março).
“O songbook Tempo Rei é celebração. Trinta canções e as imagens da turnê que contam a vida de Gil e seguem vivas, atravessando décadas e se renovando a cada escuta. O livro é um presente para quem veio antes e para quem ainda está por chegar”, avalia Daniel Kondo, que assina a capa, o projeto gráfico e a edição de arte da obra, ao lado de Adriana Fernandes.
A publicação ainda conta com coordenação editorial de Flora Gil e Eveline Alves. A transcrição das cifras por Otávio Granjeiro, revisão harmônica de Sérgio Chiavazzoli e supervisão musical da Chiavazzoli Produções e Eventos Musicais. A pesquisa iconográfica foi feita por Juliana Amorim.
“O livro é resultado da turnê, que vai até o fim do ano e termina em março de 2026, em Belém. É um livro ilustrativo para quem é fã do Gil e também conta com as cifras para os músicos, um trabalho feito com muito cuidado e muito critério. Ver esse projeto realizado e a turnê entrando na segunda metade é uma grande satisfação”, celebra Flora.
Mais sobre a turnê Tempo Rei
“Vou sentir saudade do palco e do microfone”, afirmou Gilberto Gil ao anunciar a sua última turnê, Tempo Rei, que é uma realização da 30e, maior companhia brasileira de entretenimento ao vivo, em parceria com a GeGe Produções Artísticas. E o público vai sentir saudade de presenciar a força sobrenatural de Gil ao vivo.
Gilberto Gil vem amadurecendo a ideia de não realizar mais turnês há algum tempo. É uma reflexão que ele enxerga como natural e a decisão visa diminuir a intensidade de sua agenda. Há também uma mudança de perspectiva: agora menos centrada no plano material e mais próxima à espiritualidade. A turnê Tempo Rei é a experiência de celebrar a ampla obra musical do cantor e compositor baiano, trilha sonora que está enraizada na cultura do país, além de estar presente no DNA de todo brasileiro.
O desafio da última turnê tem sido o de condensar esse tesouro nacional e levá-lo para o palco, enaltecendo o cancioneiro e os vários Gilbertos que conhecemos: o cantor e compositor; o tropicalista que foi preso pela ditadura militar e se exilou em Londres; o Ministro da Cultura; o imortal da Academia Brasileira de Letras; o Doutor Honoris Causa pela Berklee College of Music, em Boston (EUA) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e o patriarca de uma família musical.
A tour é apresentada pelo Banco do Brasil, tem Rolex como Relógio Oficial, Correios como patrocinador master e Estrella Galicia como patrocinador. Ourocard Visa é o meio de pagamento oficial.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.
A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.
Serviço
Songbook Tempo Rei
Gilberto Gil
96 páginas
Gege Edições
R$ 150,00
À venda nos shows da turnê Tempo Rei
Foto:
Bruno dos Anjos
Fonte:
Jéssica Barcellos Comunicação