Insanity Records | 38º Festival Rocha Dura reúne seis bandas de Hardcore e Metal em Porto Alegre
O 38º festival Rocha Dura acontece dia 13 de setembro, sábado, às 20 horas, no Caos Bar (João Alfredo, 701) em Porto Alegre. Nesta edição especial dedicada aos gêneros hardcore e metal, apresenta show autoral com as bandas Esquife, Jaydson, Ficta, Golpe, Autotheist e Pupilas Dilatadas, grupo seminal do punk/hc nacional que mostra o show “41 anos de estrada”.
O projeto itinerante tem como objetivo a inclusão de artistas e bandas autorais independentes na cena musical de Porto Alegre e Região Metropolitana. Até o momento foram realizadas 37 edições com a participação de 106 bandas, 146 shows e centenas de musicistas.
SERVIÇO
38º Festival Rocha Dura – Especial Hardcore/Metal
Data: 13/09 (sábado) às 20h
Shows: Pupilas Dilatadas, Esquife, Jaydson, Ficta, Golpe e Autotheist
Local: Caos Bar (Rua João Alfredo, 701) – Porto Alegre/RS
Ingressos: R$ 15 (antecipados pelo pix rochaduraproducoes@yahoo.com.br) – R$ 20 (no local)
Sobre as bandas
PUPILAS DILATADAS
Banda de punk rock formada em 1984 em Porto  Alegre/RS.  Lançou o compacto duplo “Experience” (Ataque Frontal/Sulcos Suicidas/1988) e  participou com  músicas em quatro coletâneas nacionais em vinil: “Porto Alegre Rock” (Pialo/1985), “Contra Ataque” (Ataque Frontal/1986), “Ronda Alternativa” (Devil Discos/1987) e “Paranóia Suicida” (Sulcos Suicidas/1990). A partir de 2002, a banda volta com nova formação, Felipe Messa  (guitarra e voz), Veri D’Avila (baixo e vocal) e Rogério Bittencourt (bateria). Lança cinco CDs e faz o circuito de shows nas principais capitais do país e em Montevideo(Uruguai). Atualmente a Pupilas Dilatadas divulga o EP “Tempos Inglórios” (Pisces Records/2022) e faz shows da turnê “41 anos de estrada”.
ESQUIFE
Formada em 2011 em Porto Alegre, a banda de Horror Punk tem letras em português baseadas nas lendas brasileiras, vindas de todas as regiões. Integrado por Kako (voz), Samuel (guitarra), Waldo (baixo) e André (bateria), o quarteto lançou nas plataformas o álbum auto-intitulado em 2013, os singles “Restos de Esquife” e “Insana Ceia” (2013), e os EPs “Lendas, Pt.I” (2014) e “Lendas Pt.II” (2017). Essa é a Esquife – sinônimo de caixão – onde muitas histórias terminam e tantas outras começam.
JAYDSON
Músico brasileiro, influenciado principalmente por punk e rock alternativo. Jaydson lançou 2 singles em 2024 e em 2025 publicou “Filme do Almodóvar”, todos disponíveis nas plataformas de streaming. O álbum de estreia, “LIVE FAST, DIE OLD”, foi lançado em 2025.
FICTA
Banda de rock autoral fundada em 2005 na Zona Sul de Porto Alegre, mistura arranjos pesados com composições que retratam experiências pessoais e reflexões sobre a vida, de um modo geral. O grupo formado por Sammy Vieira (voz), André Horbach e William Rocha (guitarras), Flávio Francisco (baixo) e Cris Keamer (bateria), lançou o EP “Longe Daqui” com 7 faixas, em 2019, e 3 singles: “Netuno”, “Florescer” e “Entropia”, em 2023, toda a obra foi gravada e lançada de forma orgânica e independente. A Ficta entrará em estúdio para produzir novos trabalhos.
GOLPE
Formada em 2016, a banda surgiu com uma proposta audaciosa de unir a força do rock pesado com grooves contagiantes, e letras que exploram as mazelas da sociedade e da política. Composta por Sérgio (guitarra e vocal), Natan (guitarra e vocal), Alisson (bateria) e Moita (baixo), o quarteto tornou-se um nome importante na cena underground, tocando em diversas cidades. Em novembro de 2023, lançou o 1º álbum, intitulado “Poder e Corrupção”, pelo Estúdio Hurricane, do produtor Sebastian Carsin. Com 9 anos de estrada, é um dos grupos mais autênticos da cena local. Seu som, que mistura influências de thrash metal, hardcore e groove metal, ressoa e questiona as estruturas de poder, além de se destacar pela energia nos shows. A Golpe atualmente está em estúdio gravando um novo EP, com previsão de lançamento para o final de 2025.
AUTOTHEIST
Formada em Porto Alegre, a Autotheist toca death metal agressivo e técnico, mesclando brutalidade e melodias tensas com letras abrangendo questões sociais, políticas e religiosas, destilando uma crítica ácida e sem filtros à podridão humana. A banda é integrada por Jenny Vieira (voz), Christian Peixoto (bateria), Franklin Nunes e GT (guitarras)

Continua após a Publicidade
Insanity Records | 38º Festival Rocha Dura reúne seis bandas de Hardcore e Metal em Porto Alegre
PRODUÇÃO
Artes: Miro Junior e Clara Morales
Comunicação: Helio Cordeiro
Apoio: Alemão Ribeiro Tattoo
Realização: Rocha Dura Produções
Fonte: Helio Cordeiro

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.