Insanity Records | Porto Verão Alegre encerra 27⁠ª edição comemorando crescimento de público e resultados positivos na economia criativa da capital gaúcha

Consolidado como um dos maiores e mais representativos festivais multiculturais do Brasil, o Porto Verão Alegre encerra sua 27⁠ª edição com muitos motivos para comemorar. Em um mês intenso de programação, o evento ocupou 17 espaços culturais da capital gaúcha , recebendo cerca de 40 mil espectadores em suas plateias. 144 atrações passaram pelos palcos do festival, entre peças teatrais shows musicais performances de dança para públicos de diferentes idades.

Continua após a Publicidade

Ao todo, foram 246 sessões realizadas entre os dias 8 de janeiro e 8 de fevereiro , abrigando montagens de diversos estilos, de comédias stand-ups dramas musicais a espetáculos de dança infantis espíritas , de ilusionismo experimentais , diversos deles com acessibilidade , com recursos de audiodescrição e tradução para Libras .

“Entregar mais uma edição do Porto Alegre nos deixa com aquele sorriso meio bobo de quem sabe que está aprontando alguma coisa boa. É uma felicidade que mistura emoção, intervalo, cansaço gostoso e orgulho. Orgulho de ver a cidade novamente entusiasmada por artistas, plateias diversas, risadas, aplausos e encontros. O festival segue fiel ao que sempre foi: inclusivo, acessível, com ingressos pensados ​​para caber no bolso e, sobretudo, para caber na vida real das pessoas”, avalia Zé Victor Castiel , um dos organizadores fazer evento.

O evento, que surgiu em 1999 para gerar trabalho para a classe artística em um momento em que a cidade estava praticamente parada, também foi responsável por impactar positivamente a economia da capital gaúcha em mais um ano. Somente nesta edição, o Porto Verão Alegre gerou mais de 1,5 mil postos de trabalho diretos 5 mil indiretos , envolvendo profissionais que vão muito além dos que estão em cima do palco, como também equipes de produção, técnica, administração, comunicação e transporte.

“Atrizes, atores, músicos, escritores, bailarinas, bailarinos, cineastas, técnicos e todos os outros ‘invisíveis indispensáveis’ transformam um festival como o Porto Verão Alegre numa espécie de organismo vivo, que respira ideias, transpira emoção e insiste em existir mesmo quando o mundo sugere o contrário. É essa gente, absolutamente necessária, que faz o festival pulsar de verdade”, destaca Rogério Beretta , coidealizador e organizador do evento.

Continua após a Publicidade

Em seu 27º ano consecutivo de atividades, o festival foi além de clássicos do teatro gaúcho, trazendo para a capital gaúcha nomes importantes que circulam pelo centro do país, como Thiago Lacerda Nany People Grace Gianoukas , além de ampliar a presença de atrações musicais em sua agenda. O evento recebeu nomes como Arrigo Barnabé , a banda Maskavo e a dupla formada por André Abujamra e Marcos Suzano , além de promover reencontros com músicos como Nei Lisboa Renato Borghetti Kleiton & Kledir , e realizou a estreia da nova turnê de Duca Leindecker e o show comemorativo de 40 anos da Graforréia Xilarmônica .

A edição 2026 ainda trouxe novidades, como um palco dedicado à brasilidade. Durante as quintas-feiras do mês de janeiro, o Grezz se transformou no Palco Petrobras , reunindo importantes nomes da música brasileira, entre eles Chico Brown , filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque. Ainda hoje por lá as cantoras Andréa Cavalheiro e Glau Barros , uma apresentação intimista de Thedy Corrêa , e a fusão de estilos de Paola Kirst com o Grupo Kiai 

Também estrearam na programação o Teatro Simões Lopes Neto e o Galpão Cultural , que se juntaram a outros espaços que já participaram do festival em outros anos – Bar do Nito , o Bar Ocidente , a Casa de Espetáculos , o Centro Histórico-Cultural Santa Casa , o Instituto Ling o Teatro do Goethe-Institut , o Teatro AMRIGS , o Teatro CIEE-RS Banrisul , o Teatro Oficina Olga Reverbel , o Teatro Unisinos e a Zona Cultural , além do Teatro Carlos Carvalho , na Casa de Cultura Mário Quintana ; e o Teatro Renascença e a Sala Álvaro Moreyra , ambos no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues .

O 27º Porto Verão Alegre foi apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras , com Lei de Incentivo à Cultura . Teve como patrocinador apresentador da Petrobras , patrocínio Master do Banrisul , patrocínio Gold da Vero e patrocínio de Unisinos Zaffari Crown Embalagens . O festival teve apoio da Fraport Grupo RBS Panvel SengeRS Unimed e apoio cultural do Instituto Ling Foi realizado pela Mais Produções , Mezanino Produções , Gana&Voga e Ministério da Cultura , Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro . Onde tem patrocínio, tem Governo do Brasil.

Fonte:
Grazieli Binkowski e Jéssica Barcellos

Foto:
Isadora Quintana

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.