Insanity Records | Premiado espetáculo de dança urbana, TRIVIAL leva a Bento Gonçalves bailarinos da periferia que cruzam o cotidiano e o preconceito com a expressão artística

No dia 21 de fevereiro (sábado), Bento Gonçalves será palco de um novo momento para a dança urbana no Rio Grande do Sul. T2, Deaf, B-Boy Julinho RC, B-Boy César RC, B-Boy Fábio e B-Boy Caíque, bailarinos totalmente independentes que carregam as raízes da periferia, apresentam TRIVIAL – Um espetáculo de Bboys, construído na base da cultura hip hop, mais conhecida como breakingA apresentação, que ocorre às 17h no auditório da Praça Ceu, tem entrada gratuita mediante retirada de senha uma hora antes da sessão. Após o espetáculo, o elenco promove um bate-papo com o público.

Continua após a Publicidade

Indicada em sete categorias no Prêmio Açorianos de Dança em 2023, a montagem conquistou duas distinções – Melhor Elenco e Melhor Produção – e iniciou sua jornada nacional por São Paulo e Curitiba, que agora chega à Serra gaúcha. TRIVIAL mistura breaking com combinações de dança contemporânea, por meio de uma metodologia desenvolvida pelo próprio diretor Driko Oliveira. A coreografia fala do dia a dia da periferia e de como os jovens dessas regiões buscam na dança urbana uma forma de sustento e de aliviar os problemas.

O espetáculo começou a ser concebido quando Driko convidou um grupo de b-boys que praticava o breaking nas ruas a dançar num espaço que ele mantém na capital gaúcha. Após dois ou três meses, propôs: “Por que não montamos um espetáculo?”.

“É tudo muito comum, mas não é bem assim. O espetáculo de Bboys busca em diferentes cenas criar um paradoxo em trivialidades cotidianas de jovens. Depois de todas as trivialidades ditas nas Olimpíadas, como a realidade diária de profissionais liberais, pais de família, membros de uma sociedade desigual podem mostrar que dançar breaking é a forma de expressão e profissão que sustenta esses artistas emocional e financeiramente. Em TRIVIAL, o cotidiano e o comum tomam outro sentido”, explica.

Criado no Bronx, na cidade de Nova York, durante os anos 1970, o breaking (ou breakdance) é um estilo de dança de rua que faz parte da cultura do hip hop – nascido e vivenciado nas comunidades afro-americanas e latinas. Até hoje, o estilo tem grande relevância social, política e cultural, funcionando como manifestação artística de resistência. Praticado em todo mundo, inclusive como competição, em 2024 o breakdance estreia como modalidade na Olimpíada de Paris.  

Continua após a Publicidade

Workshop gratuito

No dia 20 (sexta-feira), das 14h30 às 16h, o elenco de TRIVIAL – Um espetáculo de Bboys ministra workshop para o Grupo Maturidade Urbana, seguido por uma roda de dança aberta ao público.

PROGRAMAÇÃO
20 de fevereiro | Sexta-feira
14h30 às 16h:
 Workshop na Sala Hip Hop (Rua João Antoniazzi, 41 – Sala C – Humaitá, Bento Gonçalves)

16h às 18h: Roda de dança aberta ao público na Sala Hip Hop (Rua João Antoniazzi, 41 – Sala C – Humaitá, Bento Gonçalves)
Entrada gratuita
21 de fevereiro | Sábado | 17h
TRIVIAL – Um espetáculo de Bboys
Onde: 
Auditório da Praça Ceu (Rua Callisto Oreste Sganzerla, 70 – São Roque, Bento Gonçalves)

Entrada gratuita mediante retirada de senha uma hora antes do espetáculo

FICHA TÉCNICA
Direção e coreografia: 
Driko Oliveira
Elenco: T2, Deaf, B-Boy Julinho RC, B-Boy César RC, B-Boy Fábio e B-Boy Caíque
Trilha Sonora: 
SUSTAIN Prod
Produção: 
Luka Ibarra – Lucida Desenvolvimento Cultural

Iluminação: Guto Greca
Fotografia: Nando Espinosa
Vídeo: Fernando Muniz Moovart

Foto:
Nando Espinosa

Fonte:
Roberta Amaral

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.