Premiado espetáculo de dança urbana, TRIVIAL leva a Bento Gonçalves bailarinos da periferia que cruzam o cotidiano e o preconceito com a expressão artística
No dia 21 de fevereiro (sábado), Bento Gonçalves será palco de um novo momento para a dança urbana no Rio Grande do Sul. T2, Deaf, B-Boy Julinho RC, B-Boy César RC, B-Boy Fábio e B-Boy Caíque, bailarinos totalmente independentes que carregam as raízes da periferia, apresentam TRIVIAL – Um espetáculo de Bboys, construído na base da cultura hip hop, mais conhecida como breaking. A apresentação, que ocorre às 17h no auditório da Praça Ceu, tem entrada gratuita mediante retirada de senha uma hora antes da sessão. Após o espetáculo, o elenco promove um bate-papo com o público.
Indicada em sete categorias no Prêmio Açorianos de Dança em 2023, a montagem conquistou duas distinções – Melhor Elenco e Melhor Produção – e iniciou sua jornada nacional por São Paulo e Curitiba, que agora chega à Serra gaúcha. TRIVIAL mistura breaking com combinações de dança contemporânea, por meio de uma metodologia desenvolvida pelo próprio diretor Driko Oliveira. A coreografia fala do dia a dia da periferia e de como os jovens dessas regiões buscam na dança urbana uma forma de sustento e de aliviar os problemas.
O espetáculo começou a ser concebido quando Driko convidou um grupo de b-boys que praticava o breaking nas ruas a dançar num espaço que ele mantém na capital gaúcha. Após dois ou três meses, propôs: “Por que não montamos um espetáculo?”.
“É tudo muito comum, mas não é bem assim. O espetáculo de Bboys busca em diferentes cenas criar um paradoxo em trivialidades cotidianas de jovens. Depois de todas as trivialidades ditas nas Olimpíadas, como a realidade diária de profissionais liberais, pais de família, membros de uma sociedade desigual podem mostrar que dançar breaking é a forma de expressão e profissão que sustenta esses artistas emocional e financeiramente. Em TRIVIAL, o cotidiano e o comum tomam outro sentido”, explica.
Criado no Bronx, na cidade de Nova York, durante os anos 1970, o breaking (ou breakdance) é um estilo de dança de rua que faz parte da cultura do hip hop – nascido e vivenciado nas comunidades afro-americanas e latinas. Até hoje, o estilo tem grande relevância social, política e cultural, funcionando como manifestação artística de resistência. Praticado em todo mundo, inclusive como competição, em 2024 o breakdance estreia como modalidade na Olimpíada de Paris.
Workshop gratuito
No dia 20 (sexta-feira), das 14h30 às 16h, o elenco de TRIVIAL – Um espetáculo de Bboys ministra workshop para o Grupo Maturidade Urbana, seguido por uma roda de dança aberta ao público.
PROGRAMAÇÃO
20 de fevereiro | Sexta-feira
14h30 às 16h: Workshop na Sala Hip Hop (Rua João Antoniazzi, 41 – Sala C – Humaitá, Bento Gonçalves)
16h às 18h: Roda de dança aberta ao público na Sala Hip Hop (Rua João Antoniazzi, 41 – Sala C – Humaitá, Bento Gonçalves)
Entrada gratuita
21 de fevereiro | Sábado | 17h
TRIVIAL – Um espetáculo de Bboys
Onde: Auditório da Praça Ceu (Rua Callisto Oreste Sganzerla, 70 – São Roque, Bento Gonçalves)
Entrada gratuita mediante retirada de senha uma hora antes do espetáculo
FICHA TÉCNICA
Direção e coreografia: Driko Oliveira
Elenco: T2, Deaf, B-Boy Julinho RC, B-Boy César RC, B-Boy Fábio e B-Boy Caíque
Trilha Sonora: SUSTAIN Prod
Produção: Luka Ibarra – Lucida Desenvolvimento Cultural
Iluminação: Guto Greca
Fotografia: Nando Espinosa
Vídeo: Fernando Muniz Moovart
Foto:
Nando Espinosa
Fonte:
Roberta Amaral


