Nova superprodução da Companhia de Ópera do RS leva ao palco do Teatro Simões Lopes Neto espetáculo baseado no conto dos Irmãos Grimm
A Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) e a Companhia de Ópera do RS (CORS) apresentam nos dias 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo), às 18h, no Teatro Simões Lopes Neto, a ópera em 3 atos João e Maria. A concepção e direção cênica serão da premiada diretora gaúcha Camila Bauer, com preparação corporal de Carlota Albuquerque e direção musical e regência de Gabriel Schirato (SP) frente ao elenco do Ópera Estúdio 2025 e da Orquestra Theatro São Pedro.
Para Flávio Leite, presidente da CORS, “A ópera João e Maria baseada no conto imortal dos Irmãos Grimm é uma porta de entrada perfeita para crianças e adultos de todas as idades para o mundo mágico da ópera. Cena vibrante, personagens fantásticos, música que nos transporta para o mundo da fábula e da fantasia são o pacote completo para encantar a todos”.
Com libreto de Adelheide Wette, João e Maria é uma adaptação em português de HANSEL UND GRETEL, do compositor alemão Engelbert Humperdinck, inspirada no clássico homônimo dos Irmãos Grimm. Originalmente concebida como um entretenimento vocal de pequena escala para crianças, se tornou uma das óperas de contos de fadas de maior sucesso já criadas. Estreou no Hoftheater em Weimar, em 23 de dezembro de 1893, sob a regência de Richard Strauss. No Brasil, foi apresentada pela primeira vez no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, em outubro de 1902.
A trilha sonora, temperada com as sofisticadas lições musicais que o compositor aprendeu com seu ídolo Richard Wagner, atribui temas musicais a certas ideias e, em seguida, transforma os temas de acordo com novos desenvolvimentos no drama. Humperdinck utiliza canções separadas (entre elas, canções folclóricas autênticas). A música, assim como as crianças, parece crescer ao longo da noite.
“João e Maria é um ‘operona’ atemporal, que poderia se passar em qualquer época e em qualquer lugar. Separando dois universos, o do conto de fadas e o da família de João e Maria, o que nós queremos aproximar do público dessa história, que, para mim, é muito forte. Uma família que não tem o que comer e o quanto essa situação de vulnerabilidade desestabiliza as relações. Decisões tomadas no desespero na qual nos arrependemos depois. Nessa ópera, João e Maria tem um ao outro. Perdidos num bosque cheio de tentações, eles descobrem a força que têm para fugir das enrascadas e dos perigos. É uma história tão real e tão próxima de nós, ao mesmo tempo que tem a leveza de um cenário colorido e repleto de projeções criados que reuniu grandes nomes como o de Liane Venturella, Elcio Rossini e Pedro Girardello”, diz a diretora cênica Camila Bauer.
FICHA TÉCNICA
Concepção e Direção Cênica: Camila Bauer
Direção Musical e Regência: Gabriel Rhein Schirato
Direção de Movimento: Carlota Albuquerque
Direção Artística: Flávio Leite
Direção de Formação: Eiko Senda
ELENCO
Maria: Marina Zanol e Cecília Salatti
João: Débora Moretti
Mãe: Duda Espírito Santo
Pai: Robert William
Bruxa: Xavier Quiñonez e Adolfo Amaral
Fadas: Natasha Santana e Gabriela Jucá
Coro Infantil CORS
Pianista Preparador e Maestro Assistente: Patrick Menuzzi
Cenários: Elcio Rossini e Pedro Girardello
Figurinos: Liane Venturella
Iluminação e Projeções: Ricardo Vivian
Versão em português: Henrique Cambraia
Edição da partitura: André Delair
SERVIÇO
João e Maria – Ópera em 3 atos do compositor alemão Engelbert Humperdinck
Quando: 6 e 7 de dezembro | Sábado e domingo | 18h
Onde: Teatro Simões Lopes Neto (Rua Riachuelo, 1089 – Centro Histórico)
Ingressos: R$60 a R$150
Ingressos antecipados para sábado: https://theatrosaopedro.eleventickets.com/#!/apresentacao/e73e03c00392638e20038610e373099cdf3972ea
Ingressos antecipados para domingo: https://theatrosaopedro.rs.gov.br/joao-e-maria-cors
Foto:
Vitória Proença
Fonte:
Roberta Amaral


