Insanity Records | Nona edição do Noite dos Museus celebra a arte e a memória de Porto Alegre

Maior evento cultural de Porto Alegre, o Noite dos Museus chega à sua nona edição neste sábado, dia 29 de novembro, movimentando a capital gaúcha das 18h até a meia-noite. O projeto, que nasceu em 2016 com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, estreitar os laços da comunidade com as instituições culturais da cidade e transformar os espaços museológicos em palcos para a arte, tendo reunido mais de 200 mil pessoas apenas em 2024, volta a acontecer neste ano com recordes de instituições participantes e de performances artísticas realizadas pela cidade. 

O evento vai abrir quase 40 espaços de arte, cultura, conhecimento e patrimônio da capital em horário diferenciado, oferecendo visitas mediadas gratuitas a 65 exposições, além de apresentar mais de 100 atrações artísticas realizadas dentro dos museus e em dois grandes palcos erguidos no Centro Histórico – um na Praça da Alfândega e outro em frente à Assembleia Legislativa, na Praça da Matriz. Haverá atividades em 12 bairros da cidade, atravessando do Bom Fim ao Menino Deus, passando ainda pelo Partenon, Vila Ipiranga, Cidade Baixa, Floresta e diversas outras regiões. O acesso aos museus e aos shows é livre, mas para participar das visitas mediadas é necessário retirar ingressos antecipadamente pelo Sympla até sexta-feira, dia 28 de novembro.

Com o tema A Arte Desperta, reforçado pela campanha assinada pela agência Escala, a edição 2025 propõe transformar diferentes espaços da cidade em palcos vivos de arte, conectando patrimônio, memória e contemporaneidade em uma programação gratuita e diversa com patrocínio master da Petrobras, patrocínio da Heineken e apoio da CAIXA. O evento também traz novidades, como a corrida noturna Noite Run, realizada durante o evento, em parceria com o Clube de Corredores de Porto Alegre – CORPA; além do ciclo de palestras Despertar para o Futuro, que acontece também no sábado, das 13h30 às 18h, na Casa de Cultura Mario Quintana, unindo duplas interdisciplinares para estimular o diálogo entre públicos diversos.

Apresentações artísticas

Continua após a Publicidade

Das 18h até a meia-noite, haverá diversas apresentações acontecendo simultaneamente pela capital gaúcha, entre shows musicais que abrangem ritmos como rap, samba, jazz, blues, rock, MPB, milonga, música regional e instrumental, além de saraus, contação de histórias e performances de circo, teatro e dança. Entre os destaques musicais estão os rappers Rashid e Zudizilla, atrações como Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco, bandas como 50 Tons de Pretas, Hard Blues Trio, Fantomaticos, Cardamomo, Quarto Sensorial e Supervão, artistas de diferentes gêneros e gerações, como Negra Jaque e a banda Igbin, Carlos Gerbase & Replicante Apaixonado, Arthur de Faria e Pedro Longes, Mathias 7 Cordas e seu trio, além de nomes como MADBLUSH, Nelson Coelho de Castro, Bibiana Petek, Elias Barboza e Kiai Grupo. Já na área das artes cênicas o público poderá conferir apresentações de importantes coletivos do Rio Grande do Sul, como o Grupo Tholl, a Ânima Cia. de Dança, a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre e o TIM – Teatro Infantil de Marionetes.

Espaços participantes

Uma das grandes novidades desta nona edição é a retomada da participação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) no evento, com duas das suas principais instituições – a Casa de Cultura Mario Quintana e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. Também farão parte novamente do projeto o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Clube do Comércio de Porto Alegre, o Espaço Força e Luz, a Fundação Ecarta, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut Porto Alegre, o Instituto Caldeira, o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Mercado Público de Porto Alegre, o Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o Museu da Cultura Hip Hop RS, o Museu da UFRGS, o Museu de Anatomia da UFCSPA – MAUPoA, o Museu de Arte do Paço – MAPA, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS.

Entre os estreantes no Noite dos Museus, estão oito espaços: o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, a Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA, o Colégio Leonardo da Vinci – Alfa, o Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki, o Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul, o Memorial do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, o Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro e  o Solar dos Câmara.

Por conta do vestibular da UFRGS, o Centro Cultural da UFRGS, o Museu da UFRGS e o Planetário vão abrir suas portas para o público excepcionalmente a partir das 20h, a fim de garantir o bom andamento das provas e o deslocamento seguro dos candidatos e visitantes do evento. Já o MARGS e a Casa de Cultura Mario Quintana vão encerrar suas atividades mais cedo, às 22h. Os demais espaços vão iniciar suas atividades no começo do evento, às 18h, mantendo a proposta de uma noite de celebração da arte, da cultura e do patrimônio em toda a cidade até a meia-noite.

A nona edição ainda contará com o Circuito Zoraviando pelas Galerias, que convida o público a percorrer seis galerias de arte da cidade que estarão funcionando especialmente durante a noite, para visitação das 18h às 22h, abrindo suas portas com exposições e diálogos que ecoam o espírito inquieto de Zoravia Bettiol, artista plástica gaúcha que completa 90 anos de vida e criação. São elas a Casa Amarela, o Espaço de Arte Art Hotel, a Galeria 506, a Galeria Espaço Cultural Duque, a Galeria Stockinger e o Plano B Cultural.

Visitas mediadas

Durante o Noite dos Museus, o público também vai poder participar de visitas mediadas especiais às exposições das instituições participantes. As atividades serão conduzidas por mediadores que vão apresentar contextos, curiosidades e aprofundamentos sobre as obras, os acervos e os espaços museológicos, oferecendo uma experiência ainda mais completa. As visitas são gratuitas, mediante retirada de ingressos antecipados pela plataforma Sympla, até sexta-feira, dia 28 de novembro.

Corrida noturna no Centro Histórico

O evento ainda lançou uma grande novidade para este ano: uma corrida que unirá cultura, esporte, história e identidade durante o Noite dos Museus, na noite de sábado. Com largada às 21h na Av. Borges de Medeiros, esquina com o Largo Glênio Peres, a Noite Run vai contar com duas opções de percursos – de 4km e 8km – e percorrerá edifícios históricos, praças e monumentos do Centro Histórico. Realizada pelo Instituto Noite dos Museus em parceria com o Clube de Corredores de Porto Alegre – CORPA, a novidade segue as regras da World Athletics e da CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo e conta com categorias masculina e feminina e duração máxima de 80 minutos. As vagas já estão esgotadas, com três mil participantes inscritos.

Ativações na Praça da Alfândega

Quem passar pela Praça da Alfândega durante o evento vai poder aproveitar uma estrutura diferenciada. Além do palco que receberá diversas apresentações, haverá um grande mapa para o público se guiar por todos os espaços participantes desta edição e food trucks com diferentes opções de lanches. O público também vai poder curtir bares e lounges assinados pela Heineken, uma área de descanso da Blue Moon, além de uma área instagramável do Noite dos Museus e da Petrobras.

Ciclo de palestras na Casa de Cultura Mario Quintana

Durante a tarde do dia 29, o público ainda poderá aproveitar o ciclo de palestras Despertar para o Futuro. A iniciativa, que tem o objetivo de provocar reflexões sobre como a arte, a ciência e a cultura podem inspirar novas formas de sustentabilidade, educação e inovação social, vai realizar três encontros, na Casa de Cultura Mario Quintana, entre duplas interdisciplinares, para estimular o diálogo entre saberes e públicos diversos. O primeiro, às 13h30, terá a gerente de patrocínio da Petrobras, Alessandra Teixeira, e a coordenadora do escritório estadual do RS do Ministério da Cultura, Mari Martinez, debatendo o papel das empresas no despertar cultural e social. Depois, às 15h, vai unir o dançarino de breaking e criador da Breakmetria William Footwork com o especialista em meio ambiente e sustentabilidade Leonardo da Costa no painel Comunidades Criativas: o despertar coletivo. O último bate-papo, às 16h30, vai discutir representatividade e cultura em encontro com o rapper, produtor musical e artista visual Zudizilla – conhecido por obras que unem letras poéticas e reflexivas sobre temas sociais – e a cantora Negra Jaque, uma das pioneiras do hip-hop gaúcho e voz potente do protagonismo feminino e negro nas artes.

Instalações urbanas na Rua Voluntários da Pátria

Durante todo o evento, o público poderá conferir as intervenções artísticas de Raquel Brust e Leandro Selister no Centro Histórico. A convite do Instituto Noite dos Museus e com patrocínio da Petrobras, os dois reconhecidos artistas visuais, que exploram de forma poética e inovadora a relação entre arte e espaço urbano, fizeram obras de grandes dimensões em dois importantes pontos da Rua Voluntários da Pátria. Com uma linguagem que une fotografia e colagem com ocupação de fachada, Raquel apresenta o projeto Giganto, uma instalação fotográfica que aborda a reciclagem e evidencia o trabalho dos catadores e centros de triagem. A obra pode ser visitada na Sucatas de Carvalho, no número 795, ocupando um território marcado pela enchente. A poucos metros dali, no POP Center, é possível conferir a intervenção artística O amor vem antes, de Selister. O trabalho, com pinturas nas escadas do centro popular de compras, complementadas com a aplicação de estêncil com a palavra “ame”, convida o público a fazer um momento de pausa e de reflexão.

Mostra Fotográfica no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

O Noite dos Museus também apresenta a mostra fotográfica Porto Alegre Natural: as cores vivas da capital gaúcha. Instalada no novo espaço do jardim do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, a exposição reúne 29 imagens de fotógrafos profissionais e amadores, selecionadas por meio de edital público. São diferentes olhares sobre a capital mais meridional do país, que revelam as infinitas formas de conexão afetiva e estética com o lugar onde vivemos e que nos acolhe. Expostas ao ar livre e em grandes dimensões, em estruturas com dois metros de altura, as fotos destacam os diferentes climas e paisagens da capital gaúcha. A mostra, assim como as instalações urbanas no Centro Histórico, ficarão disponíveis para visitação até 31 de março de 2026.

Mais sobre o Noite dos Museus

Realizado anualmente, o projeto reúne artistas de diversas linguagens para uma noite única de performances, instalações e experiências artísticas que despertam novos olhares sobre o patrimônio cultural da cidade. O Noite dos Museus 2025 é viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio master da Petrobras, patrocínio da Heineken e apoio da CAIXA, planejamento e produção da Rompecabezas, financiamento do Pró-Cultura – Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e realização do Instituto Noite dos Museus e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.

Sobre a Petrobras

A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.

Serviço

9ª edição do Noite dos Museus

Dia 29 de novembro, sábado, das 18h até a meia-noite

Gratuito

Palco Praça da Alfândega (Centro Histórico)

18h – La Brasa Lunera

18h30min – Grupo Tholl

19h – Bibiana Petek

20h – Flor ET

21h – Zudizilla

22h30min – Cerimônia de premiação da corrida cultural Noite Run

23h – Rashid

Palco Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico)

18h30min – Hard Blues Trio

19h30min – Toró

21h – Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco

Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1031 – Centro Histórico)

Exposição: Arquivo Público 119 anos sob os olhares do USK POA

18h30min – Eu, Pessoa e Os Outros Eus

19h30min – Grupo Desagravo

20h30min – Léo Monassa

21h30min – Casadimadera

Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA (Largo Visconde do Cairú, 17 – Centro Histórico)

Exposição: Projeto e Obra de Joseph Lutzenberger

18h30min – Izabel L’Aryan e Renato Fagundes Quarteto

19h30min – Artur Wais

20h30min – Curiosa Mente – Do fim do Mundo ao Começo

Casa de Cultura Mario Quintana – CCMQ (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)

*aberta somente até às 22h

Exposições: Casa, Quarto e Obra do Poeta; Memorial Elis Regina; Exposição Theodor Wiederspahn; Acervo em Foco: Rommulo Vieira Conceição; e Museu do Trabalho Gráfico

Continua após a Publicidade

18h30min – Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre

19h30min – Gabriel Romano

20h30min – Adriano Trindade & Pietra
 Keiber

21h30min – Grupo Tholl

22h – Daniel Torres

Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Farroupilha)

*aberto somente a partir das 20h

Exposições: Transparência e opacidade II: fotografia na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo; Ainda que não recorde; e Bando de Barro invade: 20 anos

20h – InDuo

21h – Ricardo Silvestrin & Banda

22h – E ll as

23h – Pedro Cassel

Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência)

Exposições: Eu sou porque NÓS somos TERRA, ENERGIA e SONHO; e Fragmentos de uma História de Todos Nós

18h – Mário Falcão
19h15min – Yasmin Love y Las Sudakas

20h15min – Duo James Liberato e Luis Henrique New

21h30min – Canciones con Drama – Arthur de Faria e Pedro Longes

Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1085 – Centro Histórico)

Exposições: Desaparições; e Do Urbano à Natureza – Exposição Fotográfica

18h30min – Tomás Gleiser

19h30min – Carrossel Diabólico

20h30min – Orações

21h30min – Jessie Jazz

22h30min – Caio Martinez

Colégio Leonardo da Vinci – Alfa (Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 – Rio Branco)

Exposição: Cartografias do Tempo: Patrimônio, Educação e Memória

18h30min – Aula de Arte

19h15min – Fantasmagórico

20h15min – Saulo Fietz

21h15 – Heloísa Marshall

Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico)

Exposições: BOMBA BR (ou teatro de sombras); Erico; e Fio Condutor: Retratos da Energia

19h – Rosa Nika

20h – Miri Brock

21h – Pedro Jules

22h – Ânima Cia. de Dança

Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Farroupilha)

Exposições: Projeto ARTISTA + ARTISTA apresenta Eneida Stroher & Lurdi Blauth; Projeto Potência; e Projeto Professor Artista/Artista Professor

18h30min – Mares e Nuvens Flutuantes

19h15min – Soner

20h15min – Duo Quintal

21h30min – Beto Scopel – Sul In Lofi

Galeria de Arte do DMAE (Rua 24 de Outubro, 200 – Moinhos de Vento)

Exposição: Camadas Urbanas

18h30min – Quarto Sensorial

19h30min – Elias Barboza e Kiai Grupo

20h30min – Ave Marfim

21h30min – Sexteto Blazz

Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112 – Moinhos de Vento)

Exposição: Eu, meus Amigos e o Mundo

18h – TIM Marionetes 70 anos

18h45min – Versos B3AT

19h30min – Bolling Club

20h15min – Carlos Ferreira

21h – Eloy Fritsch Trio

22h – Sessão Cine Esquema Novo, com exibição de sete curtas-metragens

Instituto Caldeira (Travessa São José, 455 – Navegantes)

18h – Jei Silvanno Trio

19h30min – The Experience Nebula Room

20h30min – MADBLUSH (pop/trio)

21h30min – Supervão (pop/quarteto)

Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki (Rua Duque de Caxias, 350 – Centro Histórico)

Exposição: A Justiça Eleitoral no RS

18h – Leandro
 Bertolo Trio

19h45 – Delírio Geral – Pablo Lanzoni e Thiago Colombo

20h45min – Daniel Wolff & Fernanda Krüger

21h45min – Lucas Ortiz

Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul (Praça Mal. Deodoro, 55 – Centro Histórico)

Exposições: Justiça em movimento: o Poder Judiciário e as transformações no tempo; As Sedes do Tribunal de Justiça; e Marcas da Enchente: memórias de quem fez a diferença para superar e Reconstruir

18h – Lux Sonora

19h – Casa Torta

20h30min – Camila Balbueno

Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul (Rua Duque de Caxias, 1029 – Centro Histórico)

Exposições: Tempo e Reflexão; e Mostra Política de Cinema

18h – Boitatá, a História Verdadeira

20h – Nelson Coelho de Castro

Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 110 – Centro Histórico)

Exposições: Presença Feminina no Espaço Público – Mulheres que foram pioneiras em seus tempos, marcando presença na justiça e na política; Geologias poéticas; e Patrimônio em aquarelas

18h30min – Museu Ópera Show

19h30min – Luciano Alves e Banda

20h30min – Trio Choro da Tapera

21h30min – Cambará Slide Songs

Memorial do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 388  – Centro Histórico)

Exposições: Lanceiros Negros; e Casa dos Contos

18h30min – Mathias 7 Cordas Trio

19h30min – O Sertão em Mim

20h30min – Pedro Zani & As Ervas Doces

21h30min – Érico Moura & Banda

Mercado Público de Porto Alegre (Largo Glênio Peres, 1 – Centro Histórico)

18h30min – Choros de Balcão

19h30min – Kizua Trindade & Banda

20h30min – Leny Barcellos

21h30min – Fantomaticos

22h30min – Corujazz

Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (Rua dos Andradas, 498 – Centro Histórico)

Exposição: O trabalho perfeito é servir

18h – Banda da Brigada Militar

19h – Matheus Alves “Mestiço”

19h45min – André Gonçalves – Fragmentos de Campo e Vida

20h30min – Su Paz

21h30min – Eduardo Vargas

Museu da Cultura Hip Hop RS (Rua Parque dos Nativos, 545 – Vila Ipiranga)

Exposição: Universo Hip Hop

18h30min – Sarau Carolina e outras vozes

19h30min – Daya Moraes

20h30min – Remix na Roda

22h30min – Piá & L.O.R.D.S

Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 – Bom Fim)

*aberto somente a partir das 20h

Exposições: Céus do Sul – uma travessia entre memórias, territórios e saberes; e Acervo Angelo Guido – um artista e intelectual em documentos

20h30min – Cardamomo

21h30min – 50 Tons de Pretas

22h30min – Supersoul – Baile Contemporâneo

Museu de Anatomia da UFCSPA – MAUPoA (Rua Sarmento Leite, 245 – Centro Histórico)

Exposição: Mostra de longa duração do Museu de Anatomia da UFCSPA

18h30min – Cantando com Cuidado

19h15min – De Gelo

20h30min – Jalile

21h15min – BúziosDeAgô

22h15min – NÓS Performance Teatral

Museu de Arte do Paço – MAPA (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) com programação realizada em parceria com o Delfos — Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS

Exposições: Trapézio – 07 saltos no vazio; Elíptico 33 rpm; Obras da minha vida; Sul no olhar; e Grupo Quixote (em parceira com o Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS)

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)

*aberto somente até às 22h

Exposições: Giselle Beiguelman – Naturezas desviantes; Elias Maroso – Vida que sobra; fuse* — Onirica (); Paulo Chimendes – A travessia do tempo; Onirica, do estúdio italiano fuse; e Acervo em movimento – Outubro a janeiro

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa)

Exposições: O Solar que virou Museu e Porto Alegre Natural: as cores vivas da capital gaúcha

18h – Banda Municipal de Porto Alegre

19h – Gueto Trio

20h – Preta, Preta, Pretinha em: O Baú das Histórias

20h30min – Grupo Tholl

20h – Água Viva

21h15min – Latin Jambu

Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (Av. Bento Gonçalves, 2460 – Partenon)

Exposição: SÃO PEDRO faz pARTE

18h30min – César Lascano

19h30min – Gambiarra

20h30min – Trivial

21h30min – Amanda Gabana

22h30min – Grupo Tholl

22h50min – Negra Jaque e banda Igbin do mangue ao pampa

Museu Militar do Comando Militar do Sul – MMCMS (Rua dos Andradas, 630 – Centro Histórico)

Exposições: Mostra Permanente MMCMS; e Memórias das águas: a enchente de 2024 e o Museu Militar do Comando Militar do Sul

Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n° – Centro Histórico)

18h – Lua – 
Encontrando Mares

19h30min – Grupo Tholl

Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico)

Exposição: Para mostrar o mundo: objetos do cotidiano

18h30min – Otras Milongas Trio

19h15min – Edu Meirelles

20h15min – Woodsteel Duo

21h15min – Projeto Sonata Visual

Planetário da UFRGS (Av. Ipiranga, 2000 – Santana)

*aberto somente a partir das 20h

20h15min – Matheu Corrêa

21h15min – Pônei Xamânico

22h15min – Reverba Trio

23h15min – Carlos Gerbase & Replicante Apaixonado

Solar dos Câmara (Rua Duque de Caxias 968 – Centro Histórico)

Exposição: Portas Abertas – Solar dos Câmara: conservação do patrimônio em cena

18h e 20h30min – Afetos Musicais (coral da FECORS)

CIRCUITO DE GALERIAS

*abertas somente até às 22h

Casa Amarela (Av. Américo Vespúcio, 377 – Higienópolis)

Exposição: Brasília em Fios

Espaço de Arte Art Hotel (Av. Lucas de Oliveira, 995 – Bela Vista)

Exposição: Guerreiros do Sul

Galeria 506 (Avenida Nova York, 506 – Auxiliadora)

Exposição: Atelier Aberto: onde os jardins se encontram

Galeria Espaço Cultural Duque (Rua Duque de Caxias, 649 – Centro Histórico)

Exposição: CHAO.PAREDE.ARTE

Galeria Stockinger (Rua Luciano de Abreu, 450 – Moinhos de Vento)

Exposição: Fonte Infinita – uma homenagem aos 90 anos de Zoravia Bettiol

Plano B Cultural (Rua Joaquim Nabuco, 36 – Cidade Baixa)

Exposição: Fibra – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea 2025

Foto:
For Real Company

Fonte:
Jéssica Barcellos Comunicação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.