Insanity Records | Luiza Brina e Iara Rennó apresentam, pela primeira vez em Porto Alegre, o show Brilha & Reluxx

As cantoras, compositoras e instrumentistas Luiza Brina e Iara Rennó apresentam, pela primeira vez em Porto Alegre, o show Brilha & Reluxx. Marcado para sábado, dia 29 de novembro, às 17h, no palco do Instituto Ling, o espetáculo ainda contará com intervenções do artista gaúcho Caru Brandi propondo uma investigação visual dos símbolos subjetivos da ancestralidade, do misticismo e da espiritualidade presentes nas obras das multi-artistas. O evento é gratuito, mediante retirada de ingressos pelo site www.institutoling.org.br a partir das 11h desta quinta-feira, dia 27 de novembro.

Unindo duas vozes e dois violões, elas oscilam entre densidade e leveza numa paisagem sonora onírica, seja pelas orações do álbum Prece, da mineira Luiza, ou pelos os cantos afro-diaspóricos de Oríkì – Orí Okàn, trabalho da paulista Iara. Juntas, as duas grandes vozes da música contemporânea brasileira fazem uma releitura de seus repertórios e também de clássicos da MPB. A apresentação faz parte do projeto Frequências Sonoras, que promove encontros entre artistas de diferentes estilos, linguagens e regiões, com curadoria e produção de Bruno dos Anjos e Mauryani de Oliveira.

Sobre os artistas

Continua após a Publicidade

Iara Rennó (Campinas/SP)

Nascida em uma família de artistas, Iara Rennó começou a cantar ao lado de sua mãe, Alzira E, e foi vocalista na banda do grande mestre Itamar Assumpção por três anos. Artista de expansão perene, é cantora, instrumentista, produtora, performer, atriz, poeta, produtora e diretora musical. Compositora prolífica, tem mais de 100 músicas gravadas por grandes nomes da música brasileira como Elza Soares, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Jaloo, Ava Rocha, Virgínia Rodrigues e Lia de Itamaracá. Foi indicada ao Grammy Latino em 2022 com o álbum Oríkì na categoria de melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa.

Continua após a Publicidade

Luiza Brina (Belo Horizonte/MG)

Um dos expoentes da canção contemporânea brasileira, Luiza Brina é cantora, compositora, multi-instrumentista, arranjadora e produtora musical, tendo passado por projetos como Graveola e Boreal. Seu primeiro álbum foi eleito pela APCA como um dos 50 melhores de 2019 e seu mais recente disco, Prece, foi o único álbum brasileiro a entrar na lista dos 50 melhores álbuns de 2024 pela rádio americana NPR, o que rendeu um convite para participar da versão original do Tiny Desk em 2025.

Caru Brandi (Porto Alegre/RS)

Artista visual de múltiplas linguagens, Caru Brandi desenvolve pesquisa em pintura, desenho, cerâmica e instalação. A partir de sua vivência como pessoa transmasculina não-binária, investiga ficção e fabulação de memórias, corporalidades e mundos, criando narrativas contra-hegemônicas. Sua obra articula experiências da infância na zona rural com sua mãe, migrante paraense, e reflexões sobre corpo, desejo e temporalidades expandidas, interseccionando ecologia, gênero e fabulação. Sua trajetória artística começou de forma autodidata, anterior à graduação em Artes Visuais pela UFRGS, concluída em 2024. É também graduado em Direito pela mesma instituição.

Mais sobre o Frequências Sonoras

Essa é a quarta edição do Frequências Sonoras este ano. A estreia, no mês de abril, contou com duas mulheres de diferentes gerações: a cantora e compositora carioca Alaíde Costa, reconhecida pela força da sua voz, e a artista visual gaúcha Mitti Mendonça, que tem na costura e no bordado sua principal expressão. A performance, que destacou a ancestralidade e a manualidade na criação artística, contou com a participação do pianista paulista Giba Estebez.

A iniciativa ainda reuniu no último mês de julho o músico, produtor e arranjador paraense Manoel Cordeiro em uma apresentação inédita que trouxe referências da guitarrada amazônica mescladas com intervenções gráficas e animações ao vivo realizadas pelo artista visual PV Dias. E, em agosto, celebrou as sonoridades e os artistas de Porto Alegre com um espetáculo inédito que resgatou diferentes épocas e estilos da música produzida na capital gaúcha, conduzido pelo músico, jornalista e pesquisador Arthur de Faria, com músicas tocadas ao vivo pela banda formada por Aline Araújo, Fernando do Ó, Júlia Pezzi, Loma Pereira e Paulinho Cardoso.

A programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, produção da OCorre Lab e apoio de Intercity Cidade Baixa, Press Gastronomia e AIAMA Cozinha Artesanal.

Serviço

Frequências Sonoras apresenta Brilha & Reluxx

Com as cantoras Luiza Brina e Iara Rennó e o artista Caru Brandi

Dia 29 de novembro, sábado, às 17h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br (a partir das 11h do dia 27 de novembro)

Informações úteis

institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 30 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos na parte externa do prédio, com 16 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling há 30 anos, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.

A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.

Foto:
Julio Souza

Fonte:
Jéssica Barcellos Comunicação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.