Orquestra Theatro São Pedro celebra oito décadas da Aliança Francesa Porto Alegre com o Concerto Especial de Música Francesa

Em homenagem aos 80 anos da Aliança Francesa Porto Alegre (AFPOA), a Orquestra Theatro São Pedro (OTSP) apresenta no dia 29 de outubro (quarta-feira), às 20h, no Teatro Simões Lopes Neto, o Concerto Especial de Música Francesa. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis no site do TSP.
Com regência e direção artística do maestro Evandro Matté, a apresentação terá participação da solista convidada Luana Pacheco. A relação de Luana com o universo francófono iniciou em 2010, quando a cantora e compositora venceu o Festival da Canção Francesa.
Matté também tem forte ligação com o universo francês. Graduado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia, nos Estados Unidos, e no Conservatoire de Bordeaux, na França. Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres.
No palco, 40 músicos interpretarão músicas clássica e moderna com um repertório composto por obras de Jean-Philippe Rameau, Gabriel Fauré, Niang Mamadou Tété, Luiz Bonfá e Antônio Maria, Zaz, Barbara Pravi, Igit e Lili Poe e Édith Piaf e Marguerite Monnot.
O Concerto Especial de Música Francesa é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre e o Ministério da Cultura, com patrocínio da empresa TIMAC AGRO.
Aliança Francesa Porto Alegre
A Aliança Francesa é uma instituição cultural de prestígio internacional, criada em Paris em 1883 com a missão de difundir a língua e a cultura francesas no mundo. Apenas dois anos depois, em 1885, foi fundada no Rio de Janeiro a primeira Aliança Francesa do Brasil, que se tornou o único curso oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação da França.
Em Porto Alegre, a Aliança Francesa foi criada em 9 de outubro de 1945, tendo como primeiro presidente o intelectual Guilhermino César (1908-1993). Desde então, a AFPOA se destaca pelo ensino de excelência, pela promoção das culturas francófonas e pelo incentivo ao intercâmbio artístico e cultural entre o Brasil e os países de língua francesa.
Ao longo de oito décadas, a AFPOA formou mais de 30 mil alunos e promoveu um vasto conjunto de atividades culturais e artísticas. No início do século XXI, consolidou sua presença no calendário cultural da capital dos gaúchos com ações contínuas nas áreas de artes visuais, cinema, literatura e música. A instituição já trouxe a Porto Alegre artistas e intelectuais de renome que participaram de eventos emblemáticos, como o Fórum Social Mundial, a Feira do Livro, a Bienal do Mercosul e o Festival Porto Alegre em Cena.
Orquestra Theatro São Pedro
Comemorando 40 anos de atividades ininterruptas em 2025, a OTSP segue com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. Nessas quatro décadas de atuação, a orquestra ampliou seu repertório e consolidou-se como um dos principais grupos brasileiros em atividade continuada. Tem contribuído de maneira peculiar para a cultura, unindo o repertório da música de concerto com música popular brasileira e diversos outros estilos musicais. Entre os destaques da atuação estão três turnês internacionais – Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha. Estiveram com a orquestra nomes como Jean-Pierre Rampal, Sumi Jo e Nelson Freire, entre outros solistas nacionais e internacionais. Além dos concertos oficiais, que acontecem no recém-inaugurado Teatro Simões Lopes Neto do Multipalco Eva Sopher, a OTSP tem as séries Concertos Didáticos Banrisul e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística e regência do maestro Evandro Matté. A instituição executa ainda o projeto social Orquestra Jovem Theatro São Pedro, atendendo 130 crianças e adolescentes com o ensino de música gratuito no contraturno da escola.
SERVIÇO
80 anos da Aliança Francesa Porto Alegre
Concerto Especial de Música Francesa
Regência: Evandro Matté
Solista convidada: Luana Pacheco
Quando: 29 de outubro | Quarta-feira | 20h
Onde: Theatro Simões Lopes Neto (Rua Riachuelo, 1089 – Centro Histórico)
Entrada gratuita com retirada de ingressos pelo site do Theatro São Pedro
Vitória Proença
Fonte:
Roberta Amaral