Insanity Records | Selton desembarca em Porto Alegre com a turnê Gringo in Tour – Volver a Casa

Selton, a banda gaúcha que se estabeleceu na Itália, chega à sua terra natal com a turnê nacional de Gringo in Tour – Volver a Casa. A apresentação ocorre no dia 16 de outubro (quinta-feira), às 20h30, no Teatro do Bourbon Country. O show é patrocinado pelo Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre, em parceria com a Scuola Villa Itália.

O evento integra a programação oficial da XXV Semana da Língua Italiana no Mundo, que neste ano tem como tema “Italofonia: língua além das fronteiras”, celebrando a difusão da língua e da cultura italiana e a criação de uma comunidade global unida pela paixão pela Itália e pela sua língua.

Formado por Ramiro Levy (voz, guitarra e ukulele), Daniel Plentz (voz, bateria e mpc) e Eduardo Stein (voz e baixo), Selton é conhecido por canções que combinam letras em português e italiano, criando uma ponte cultural que os destaca no cenário musical internacional. É possível distinguir a sonoridade do Brasil, do funk carioca ao MPB raiz. Contudo, há uma mistura muito grande, podendo ser notada a presença do folk italiano, entre outros gêneros.

Sobre a banda

Em 2005, quatro músicos, colegas de escola em Porto Alegre, se encontram por acaso em Barcelona, onde passavam uma temporada investindo em projetos diversos. Nunca tinham tocado juntos, mas resolvem se aventurar nas ruas da cidade da Catalunha com um repertório basicamente formado por versões de sucessos dos Beatles e percebem que o retorno (financeiro e de público) aumenta a cada dia. São descobertos por um programa da MTV italiana, e o produtor Gaetano Cappa sugere que tentem a vida em Milão. Em 2008 gravam um disco interpretando o repertório do cantor e compositor Enzo Jannacci (1935-2013) que faz sucesso com o público.

Continua após a Publicidade

A formação original era composta pelo guitarrista Ramiro Levy, o baterista e percussionista Daniel Plentz, o baixista Eduardo Stein Dechtiar (Dudu) e o guitarrista e vocalista Ricardo Fischmann — que deixou a banda em meados de 2017.

Em quase vinte anos de trajetória, o trio já acumula oito discos de estúdio – o mais recente deles, “Gringo Vol.1”, lançado em maio do ano passado, e “Gringo Vol.2”, que chegou às plataformas nesse mês. Além de nove músicas originais, o álbum tem a participação especial de Ney Matogrosso na faixa de abertura, uma versão em italiano de Sangue Latino, do Secos & Molhados. O trio brasileiro gravou no mítico estúdio 2, usando o mesmo piano em que Paul McCartney registrou Penny Lane ou Martha My Dear. A sessão teve produção de Ricky Damian, prodígio italiano radicado em Londres, que aos 21 anos de idade ganhou um Grammy como engenheiro de som pelo registro de Uptown Funk, hit de Mark Ronson e Bruno Mars.

SERVIÇO
Selton no Brasil 2025 | Gringo in Tour – Volver a Casa –

Quando: 16 de outubro | Quinta-feira | 20h30
Onde: Teatro do Bourbon Country
Ingressos: a partir de R$45
Ingressos antecipados: https://uhuu.com/evento/rs/porto-alegre/gringo-in-tour-volver-a-casa-15100
Patrocínio: Consulado Geral da Itália no Rio Grande do Sul e Scuola Villa Italia
Apoio: Strategisa e Teatro Bourbon Country

Foto:
Divulgação

Fonte:
Roberta Amaral

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.