Terça Lírica apresenta dia 30 de setembro a obra-prima de Cocteau e Poulenc, “La voix humaine”

No dia 30 de setembro, a Terça Lírica apresenta “La Voix Humaine”, um monólogo para soprano composto por Francis Poulenc (1899 – 1963) em 1958. A obra é baseada na peça homônima de Jean Cocteau (1889 – 1963), que, juntamente com a soprano francesa Denise Duval, trabalhou em estreita colaboração com Poulenc na preparação para a estreia da ópera. O libreto consiste na última conversa telefônica de uma mulher com seu amante, que agora ama outra pessoa. Durante a ligação, a mulher revela todos os estados emocionais pelos quais passou porque o amante a abandonou.
“La Voix Humaine” destaca o poder da expressão feminina e a intensidade da emoção. A obra desafia estereótipos ao permitir que uma mulher ocupe todo o espaço cênico e vocal, dominando a narrativa. “Elle“, interpretada pela soprano Elisa Machado – única gaúcha premiada com primeiro prêmio no Concurso Maria Callas – é o foco central, retratando as suas lutas internas, força e vulnerabilidade.
A noite marca a estreia em palcos gaúchos da ópera com direção musical e piano de Patrick Menuzzi.
Jean Cocteau era conhecido pelas suas obras profundamente pessoais e introspectivas. Em “La Voix Humaine“, explora a natureza da comunicação humana e a distância emocional, temas frequentes na sua própria vida. A peça, escrita em 1930, foi influenciada pela inovação tecnológica do telefone que, ao mesmo tempo que conectava as pessoas, também acentuava o abismo da comunicação não presencial, o que torna esta obra absolutamente visionária e atual se pensarmos nos dias de hoje.
Francis Poulenc, por sua vez, sentiu-se profundamente atraído pela peça de Cocteau. Ambos partilhavam uma profunda amizade e afinidade artística. Poulenc, conhecido pelas suas emoções conflituosas e turbilhão interno, viu na obra uma oportunidade de expressar a sua própria sensação de isolamento e desejo de conexão.
FICHA TÉCNICA
Curadoria: Flávio Leite
Direção cênica: Carlota Albuquerque
Direção musical e piano: Patrick Menuzzi
Elle: Elisa Machado, soprano
SERVIÇO
30 de setembro | Terça-feira | 19h
Terça Lírica apresenta “La Voix Humaine”
Onde: Auditório Osvaldo Stefanello do Memorial do Judiciário RS – 6º andar (Praça Marechal Deodoro, 55 – Centro Histórico)
ENTRADA GRATUITA
Foto:
Vitória Proença
Fonte:
Roberta Amaral