Insanity Records | Novo Rock Gaúcho Sessions reúne Supervão, Jaydson, Katarziz e Ovo Frito neste sábado (27) em Canoas

É neste sábado (27), no Brotherhood Tattoo Pub (Rua Cel. Vicente, 624 – em Canoas), a primeira edição do Novo Rock Gaúcho Sessions. Promovido pela plataforma que dá nome ao evento e organizado pela Ritalina Produtora, o encontro tem como atrações as bandas Supervão, Jaydson, Katarziz e Ovo Frito, a partir das 19h. A intenção é valorizar a cena autoral de música do Rio Grande do Sul. Os ingressos custam a partir de R$ 20 (mais 1kg de alimento) e estão disponíveis neste link.

Idealizado pelo músico Jaydson Gomes, responsável também por criar o site, o Novo Rock Gaúcho conta ainda com o jornalista Homero Pivotto Jr. na curadoria e no gerenciamento de conteúdo. Ao compilar informações sobre artistas do RS que estão na batalha para mostrar seus trabalhos, a iniciativa serve como vitrine gratuita e também como material de pesquisa, com dados sobre a produção musical no Estado, principalmente do circuito independente. Mais do que uma listagem virtual, o projeto busca ser um movimento para destacar a riqueza do cenário underground.

Sonoridades dos mais diferentes estilos são bem-vindas. Os próprios interessados podem enviar material pelo link “Envie” no topo da página.

Saiba mais sobre os artistas que participam da estreia do Novo Rock Gaúcho Sessions.

Continua após a Publicidade

Supervão

Supervão um banda de indie rock formada em 2016 em São Leopoldo (RS) por Mario Arruda (voz e guitarra) e Leonardo Serafini (guitarra). Em 2024, Olimpio Machado e Rafaela Both se uniram à banda para as apresentações ao vivo, trazendo uma nova dinâmica ao grupo.

A banda começou com os EPs “Lua Degradê “(2016) e “TMJNT” (2017). Em 2019, lançaram seu primeiro álbum, “Faz Party”, com patrocínio da Natura Musical, que consolidou sua presença na cena indie nacional e levou a banda a festivais como Bananada, Picnik, Morrostock, MECA, além de uma apresentação no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Durante a pandemia, a Supervão lançou o EP “Depois do Fim do Mundo” (2020), focado em música eletrônica e de pista. Desde 2021, o duo criador do grupo lançou singles acompanhados de videoclipes, colaborou com o DJ Olho Mecânico e fez parcerias com as cantoras Cuqui (Musa Híbrida), Viridiana e Miri Brock, encerrando essa fase com um show no Festival Avante.

Atualmente, a Supervão trabalha na divulgação do segundo álbum, “Amores e Vícios da Geração Nostalgia” (2024).

Jaydson

Músico Porto Alegrense que começou a tocar na adolescência, mas acabou afastando-se da música. Desde 2022, voltou a investir em composições próprias como guitarrista e vocalista.

“Live Fast, Die Old”, seu álbum de estreia, está disponível em todas as plataformas de streaming. O registro é composto por nove músicas que compilam as referências musicais do autor acumuladas desde a adolescência – passando pelo punk rock, hardcore melódico, grunge e rock alternativo. As letras, cantadas em português e inglês, fazem uma crônica das vivências do músico, indo de questionamentos pessoais à contestação.

Para materializar suas composições, Jaydson reuniu músicos experientes da cena gaúcha: Marcel Bittencourt (que assumiu o baixo e a produção das faixas), Renato Siqueira (bateria) e Rodrigo Ferreira (guitarra). Nirvana, NOFX e Júpiter Maçã estão entre as influências encontradas no trabalho do grupo.

Liricamente, o disco divide-se em três momentos, cada um contemplando uma trinca de músicas. A trilogia que abre o disco – ‘She Never Even Tried’, ‘Filme do Almodóvar’ e ‘Afraid’ – é dedicada às relações interpessoais. Já ‘Live Fast, Die Old’, ‘I Don’t Wanna Die Young’ e ‘Camisa Amarela’ foram baseadas em uma visão crítica da sociedade. Por fim, ‘Psilocybin’, ‘Somos só Carbono’ e ‘Misery’ (com participação do vocalista Tom Zynski, da It’s All Red) são inspiradas em questionamentos existenciais e numa possível falta de perspectiva – algo na linha “no future”, dos Sex Pistols.

Boas sacadas, ironia, posicionamento político e niilismo permeiam o conteúdo temático. “Live Fast, Die Old” é a trilha sonora para quem tem urgência de viver e sabe que é preciso consciência do próprio lugar no mundo para aproveitar o tempo.

Katarziz

Banda fundada no centro de Cuba, na cidade de Sancti Spiritus, em 2015. Desde a fundação, começaram ativamente na cena punk da ilha, apresentando-se em festivas do circuito de todo país, como Metal HG, Ciudad Metal, Romerías de Mayo, Sonidos de la Ciudad, Atenas Rock, e também mantendo um espaço fixo, uma vez por mês, na Casa da Música de sua cidade.

Participaram de várias turnês nacionais, junto a bandas internacionais, como os canadenses Taxa, Want e Black Pills. As músicas do grupo se encontram em vários compilados internacionais, tais como: “Punk Para Todos” (Panamá), “Mixtura” (Peru), “Libertad a Los Presos Politicos” (Chile), “El Esperanto PR” (Porto Rico) e “Burning Borders” (USA).

Também tiveram a oportunidade de participar de festivais internacionais: Ké Futuro (Equador), Eterfest (Argentina), Punkytud (México) e Contracultura (Panamá).

A influência do punk espanhol (La Polla Records, Eskorbuto, Parabellum, El Ultimo que Zierre) é um ponto marcante na maneira que a banda expressa suas verdades. O discurso social e crítico, sobre a realidade em que vivemos, tem nos feito cada vez mais conscientes das ideias e dos conceitos que a Katarziz defende.

A banda já lançou dois EPs – “Aprendimos a Vivir con eso” (2018) e “De qué estamos hablando?” (2020) – e o single “Estos Tienpos” (2023).

Em 2022, a banda começou uma nova etapa, no Brasil, na cidade de Porto Alegre. Um recomeço que trouxe vários obstáculos, os quais, pouco a pouco, o conjunto está lutando e superando.

Ovo Frito

Ativa na região metropolitana de Porto Alegre desde 2021, a Ovo Frito nasceu como uma ideia de três amigos: Pedro (guitarra), Jô (baixo) e Júlia (guitarra), que começaram a compor ainda durante a adolescência, quando estudavam juntos em Canoas. Após a pandemia, juntou-se ao trio o também canoense Régis (bateria), residente próximo, que agregou à personalidade criativa e dinâmica da banda. A formação foi finalmente consolidada com a entrada de Tita (voz), integrante fundamental que preencheu a lacuna final e alavancou as atividades do grupo.

Sob a influência de diversos gêneros, como o rock psicodélico, rock dos anos 1970, a MPB e o jazz, a Ovo Frito passou a compor suas próprias músicas, tendo como referência artistas do naipe de Jorge Ben Jor, Os Mutantes, O Terno, Boogarins, Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo e Crumb. O som é de aspecto sentimental, tratando do amor, relacionamentos e suas frustrações, como também suas maravilhas. Utilizando de uma linguagem sincera e de uma sonoridade bem trabalhada, os integrantes sabem exatamente como fazer o público se emocionar.

Serviço:

O quê: 1ª edição da Rock Gaúcho Sessions

Quando: 27 de setembro, a partir das 19h

Onde: Brotherhood  Tattoo Pub (Rua Cel. Vicente, 624), em Canoas

Quem toca: Supervão, Jaydson, Katarziz e Ovo Frito.

Quanto: a partir de R$ 20 (mais 1kg de alimento) e estão disponíveis no Sympla.

Continua após a Publicidade

Insanity Records | Novo Rock Gaúcho Sessions reúne Supervão, Jaydson, Katarziz e Ovo Frito neste sábado (27) em Canoas

Imagem:
Divulgação

Fonte:
Homero Pivotto Jr

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.